segunda-feira, 3 de junho de 2013

Moqueca de peixe e camarão

Moqueca de Peixe e Camarão.


Para comemorar a casa nova fiz uma moqueca de peixe e camarão, para convidados especiais. Ficou maravilhosa.

Minha receita é muito semelhante à do restaurante Bargaço, de Salvador (BA) que, na minha visão, é a melhor moqueca dos restaurantes baianos.

É claro que há divergências entre os capixabas e os baianos quanto ao termo "moqueca" mas, eu penso que a capixaba, apesar de gostosa, não passa de um ensopado (sorry!).

Com as cascas dos camarões preparei consomê de camarão, incluindo no caldo as cascas, talos do coentro, cebola, as partes dos pimentões e dos tomates, que não aproveito normalmente, sal, pimenta dedo-de-moça, aniz estrelado, cardamomo, alecrim, e outros temperos que estavam à mão. Foi uma entradinha perfeita para a moqueca.


Ingredientes (4 a 5 pessoas):
- 1 kg postas de peixe, Eu comprei o Badejo fresco. Detalhe: Badejo não é o Cação Anjo que também é vendido pelo nome de Abadejo. Peixe de carne branca e consistente. Não serve linguado e nem salmão.
- 1 kg de camarões médios
- 6 tomates
- 1 pimentão amarelo
- 1 pimentão vermelho
- 1 maço de coentro. Sem coentro prefira fazer um ensopadinho.
- 1 cebola
- pimenta dedo-de-moça
- leite de coco
- azeite de dendê
- azeite de oliva
- sal, pimenta do reino
- suco de limão
- panela de barro

Modo de fazer:
Em um liquidificador bati 1 pimenta dedo-de-moça, 1 tomate, 1/4 dos pimentões, 1/2 cebola, um pouco de coentro e leite de coco (100 ml), um pouco do consomê de camarões (vide a receita acima) e sal e pimenta do reino.
Em uma panela de barro coloquei um pouco de azeite de oliva, as cebolas em fatia, os tomates em fatias, se possível sem a pele e os pimentões também em fatias. Inclui também o resultado do liquidificador. Fogo alto. Sem mexer.

Preparei o peixe removendo possíveis espinhos. Coloquei um pouco de sal, pimenta do reino e suco de limão nele.
Quando começou a ferver adicionei o peixe em postas, pré temperado com sal, pimenta do reino e suco de limão. E deixei cozinhar, sem mexer. O líquido gerado foi suficiente para cobrir as postas de peixe e permitir o cozimento correto.
Adicionei o azeite de dente e mais leite de coco, a gosto. Adicionei o resto do coentro.
Desligue o fogo assim que o peixe ficou no ponto.
5 minutos antes de servir, liguei novamente o fogo alto e adicione os camarões. Camarões não suportam muito tempo e "passam do ponto". 2 a 3 minutos são suficientes.
Servi com arroz, farofa de dendê e pirão.

Para a farofa de dende, refoguei a cebola em uma frigideira. Depois de refogada, adicionei a farinha de mandioca crua. Deixei torrar, adicionei o azeite de dendê até ter uma farofa bem amarela, úmida mas soltinha.











domingo, 2 de junho de 2013

Queijadinha com queijo e coco fresco



Tentamos neste fim de semana fazer queijadinha. Nos baseamos na receita da Palmirinha mas incluimos queijo no recheio e alteramos outros pontos.


O grande diferencial dessa queijadinha é que não colocamos farinha no recheio, Fizemos uma casquinha de massa, fina. Dessa forma não há necessidade, depois de assada, colocarmos em forminhas de papel.



Ingredientes para a Massa:
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 2 colheres de sopa de açucar
- 1 ovo (depende do tamanho)
- 100 g de manteiga - temperatura ambiente

Essa receita foi suficiente para 48 forminhas com as dimensões 6 cm e 3,5 cm de bases maior e menor e 2 cm de altura.
Não há necessidade de untar as forminhas , entretanto não pode haver falha na massa. Nesse caso a queijadinha pode grudar na forminha. DICA: Quanto ao ovo, utilize o número de ovos de forma a tornar a massa menos quebradiça.

Depois de misturar todos os elementos deixamos a massa por cerca de 20 minutos na geladeira.


Abrimos a massa utilizando rolo de macarrão e duas folhas de plástico. Dessa forma conseguimos uma casquinha mais uniforme. Também foi mais fácil colocar nas forminhas.
Forminhas com a massa colocada
Ingredientes do recheio (renderam para 38 forminhas):
- 280 g de coco ralado fresco
- 250 g de queijo meia cura ralado (queijo mineiro padrão)
- 3 gemas
- 1 lata de leite condensado
- 1/2 xícara de açucar
- 1 colher de sopa cheia de manteiga

Iremos rever as proporções desse recheio, provavelmente colocando menos coco (250 g) e menos queijo (150g) para termos resultados tão bom quanto este.

DICA2: em uma segunda tentativa utilizamos 150g de coco ralado fresco e 100 g de queijo mineiro padrão. Dessa forma o recheio ficou mais cremoso nos dias seguintes.

DICA 3: em nova tentativa, para a mesma quantidade de massa, cerca de 48 forminhas) fizemos o dobro do recheio (2 latas de leite condensado, etc.), 300g de coco fresco ralado e 150g de queijo.

DICA 4 IMPORTANTE : PODE CONGELAR. Depois é só deixar descongelar temperatura ambiente. 




Colocamos todos os ingredientes no fogo, exceto o queijo. mexemos e cozinhamos por alguns minutos. Depois de frio adicionamos o queijo e mexemos novamente.








 Recheio nas forminhas. Lembrando que esse recheio irá crescer um pouco quando for assado. Não encher totalmente as forminhas. Pouco mais que meia colher de sopa por forminha. Não pincelar ovo sobre o recheio.


Forno 180 C por cerca de 20 minutos ou até ficar corado.



Resultado!



Retirar a queijadinha das forminhas e


comer!!




 




quarta-feira, 3 de abril de 2013

Torta de Banana

Depois de ter ficado envolvido com a construção de nossa casa, voltamos a cozinhar e a primeira receita foi uma torta de creme de bananas. Valeu o esforço.

Eu detesto banana. Mas nem por isso deixei de experimentar esta torta. Até que é muito gostosa.


Modo de fazer

Massa: (para uma forma de dimensões aproximadas de 23 cm de diâmetro e 1,5 cm de altura)


- 1 e ½ xícara (chá) de farinha de trigo
- 100 gramas de manteiga
- 1 colher rasa (chá) de fermento em pó
- 1 ovo
- ½ xícara (chá) de açúcar
- 1 pitada de sal

Mais detalhes sobre a massa podem ser encontrados na receita de Torta de Noz Pecã, neste blog.
http://quemguardatem.blogspot.com/2012/07/pecan-pie-torta-de-noz-peca.html


Recheio:
Bata no liquidificador bananas e leite. Para a forma indicada na receita da massa deve-se utilizar de 8 (depende do tamanho) e 400 ml de leite. Caso desejado pode-se utilizar 12 bananas e 600 ml de leite.

Em uma caçarola faça um caramelo com 16 colheres de açucar. Não adicione água.


Quando começar a grudar no fundo, adicione a banana batida com leite.



Mexa até dissolver todos os torrões de caramelo.


Essa mistura ficará de cor marrom. Espere esfriar um pouco


Depois de esfriar um pouco e antes de endurecer, coloque sobre a massa preparada.


Antes de servir bata creme de leite fresco (300 ml). Esse creme de leite pode ser utilizado de duas formas: batido como chantily e açucar ou batido em um ponto antes de chantily. Nesse segundo caso adicione ao creme de leite depois de batido, um pouco de cobertura de chocolate, café ou caramelo e misture levemente com uma colher, fazendo um marmorizado no creme de leite.

Coloque sobre a torta e adicione raspas de chocolate amargo.


Quando fizemos esta receita utilizamos poucas bananas, apenas 4, e a camada do creme de bananas ficou estreita. Mesmo assim a torta ficou saborosa.