terça-feira, 3 de julho de 2012

Pecan Pie - Torta de noz pecã

Fui apresentado à esta maravilha no dia 10 de outubro de 1988. Tão importante que até a data eu sei. Em Roseville, MN - USA. Acho que foi em um restaurante Wendy's ou Denny's. Quem disse para eu prová-la foi o Homero, irmão. A Léa, irmã, também provou nesse mesmo dia.

É a minha sobremesa preferida. Até perguntei para o Bob Crum como se pronunciava: PÉcan Pie, PIcan Pie ou peCAN pie. Acho que ele me disse que dependia do estado.

Em pt-br acho que pode ser escrita da forma pecã.
                                                           Em todo o caso, por aqui seria chamada de torta de noz pecã. Fácil de encontrar em supermercados mais selecionados ou no CEAGESP.
Ingredientes:
Massa:
- 1 e ½ xícara (chá) de farinha de trigo (240g)
- 100 gramas de manteiga
- 1 colher rasa (chá) de fermento em pó
- 1 ovo
- ½ xícara (chá) de açúcar (90g)
- 1 pitada de sal
Recheio:
- 3 ovos
- ½ xícara (chá) de açúcar
- 1 colher de sopa de farinha de trigo
- 4 colheres (sopa) de manteiga derretida (cerca de 50g)
- 350g de Karo (glucose de milho)
- 2 xícaras de chá de nozes pecã depois de picadas (groseiramente)
- Essência de baunilha a gosto
- 1 xícara (chá) de nozes pecã inteiras para decorar

Modo de fazer:
Coloque numa tigela todos os ingredientes da massa. Misture bem até a massa ficar homogênea.
Abra a massa sobre uma folha de filme plástico para facilitar.
Posicione a forma (27 a 28 cm de diâmetro), de fundo falso. 
Vire a forma com o auxílio do filme plástico colocado sob a massa aberta. Acerte a massa, forrando o fundo e a borda. Importante: quanto mais grossa a massa pior fica e quanto mais fina há o risco do recheio vazar. Se não houver segurança quanto a espessura da massa, coloque uma outra forma maior sob essa para evitar que parte do recheio caia no forno.
Deixe a massa descansando e prepare o recheio.
Recheio: Bata os ovos levemente e depois acrescente os demais ingredientes.

Coloque o creme sobre a massa e leve ao forno pré-aquecido (180 graus) por uns 40 minutos.
Retire do forno e decore com a noz inteira. Pode ser glaceada.
Sirva morna com sorvete de creme. Se sobrar alguma coisa, congele. Para servir depois, leve direto do congelador para o forno, espere esquentar e sirva. 
Pode ser servida fria, sem sorvete, em pedaços pequenos, grandes ou inteira, morna ou quente. De qualquer forma ela é deliciosa. Eu ainda vou fazer em uma forma mais alta e colocar o dobro do recheio.






Um comentário: