quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Maminha sem capa de gordura gelatinosa

Esse pedaço de carne chega a ser infeliz. Um corte de carne pode ter sabor e maciez em proporções diversas. A maminha é um corte sem maciez que compense a falta de sabor e sem sabor que compense a dureza da carne.

Mas esta receita procura dar sabor e maciez adequadas à esse corte. Já testamos diversas vezes com resultados positivos.

Modo de fazer:

Pegar uma peça de maminha e remover toda a camada de gordura existente. Essa camada, se for cozida, torna-se uma gelatina de sabor e textura indesejáveis. Fica horrível. Portanto remova toda essa camada.


Em uma panela apropriada coloque azeite, cebola picada e alho. Deixe dourar o alho e amolecer a cebola.

Em seguida coloque a maminha e sele essa peça.


Depois de selada, coloque água pré aquecida, até a metade da altura da maminha. Não é necessário cobrí-la toda. Se desejar, essa água pode ser um caldo de carne.

Em seguida coloque os temperos, a gosto. Nós sempre usamos louro, orégano, pimenta, alecrim, tomilho, salvia e outras que estiverem a disposição. Outra alternativa é utilizar um conjunto de Ervas Finas secas.

Deixe cozinhar até que a carne fique macia, sempre completando a água até a metade da altura da carne. Vire a carne de tempos em tempos. Verifique o sal. Nosso tempo médio de cozimento é de 2 a 3 horas.


Quando ficar macia, desligue o fogo. A carne e o caldo podem ser congelados separadamente, se desejar.

Para servir:

Fatie a carne no sentido contrário ao das fibras, em fatias menores que 1 cm.. Isso é muito importante pois se for cortado no mesmo sentido das fibras a carne ficará como "chiclete" na boca.



Coloque as fatias em um refratário e sobre a carne despeje o molho.




Preparo do molho:

O caldo resultante do cozimento da maminha comporá o molho final. Ele pode ser peneirado ou não, a critério de quem está fazendo-o.

Pode ser batido no liquidificador. Entretanto, remova as folhas de louro antes de colocar no liquidificador. Já fizemos de ambas as formas.

Completamos o molho com cogumelos paris ou funghi seco.



Esquente o caldo que ficou na panela do cozimento da carne. Adicione creme de leite, o cogumelo ou funghi e verifique o sal. Se desejar engrosse o caldo utilizando os métodos usuais. O creme de leite pode ser o fresco ou não.


Despeje o molho sobre a carne. Mantenha o refratário no forno até a hora de servir com arroz e batatas gratinadas.


DICA: fica melhor no dia seguinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário