quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Crispelli, Crostoli, Crustoli, Cartellate


Uma das delícias que minha mãe fazia na época de Natal e que nós continuamos, a fazer é a Crispelli. Não sei em que categoria colocar a Crispelli: doce? biscoito? confeito?


Quando se come a Crispelli? Com o chá da tarde? Como uma sobremesa após o almoço? O dia todo, como meu pai fazia?

Outro problema para definir a Crispelli é o nome. Se é um produto da Italia, qual o nome na origem?
a) Crispelli
b) Crustolli
c) Crostolli
d) Cartellate
e) Crispedde
f)  ou todas as alternativas são verdadeiras

A resposta certa é a f: "todas as alternativas são verdadeiras". Tudo depende da região da Itália.




Independente disso, vamos a receita que nós utilizamos.


Ingredientes:
- 1/2 copo de anisete (licor de aniz estrelado). Não vale substituir por outro licor.
- 1 kg de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de manteiga
- 3 colheres de sopa de açucar
- ovos.


Quantos ovos? Colher de sopa de manteiga? 1 kg de farinha? Por que a farinha em quilos a manteiga em "colheres de sopa" e os ovos em unidade? Deveriam ser todas em gramas (g)! Portanto a quantidade de ovos dependerá do tamanho do ovo, do tamanho da colher de sopa e da umidade da farinha. 


Adicione os ovos até a massa ficar lisa. Se os ovos são pequenos, poderemos utilizar até 12.


Depois da massa lisa, abra utilizando um equipamento apropriado. Pode ser o rolo de macarrão ou a máquina de abrir massa. Espessura? De 1 a 2 mm.


Corte em tirar de aproximadamente 2 cm de largura por 25 a 30 cm de comprimento utilizando uma carretilha de forma a ter as bordas "serrilhadas".


Em seguida faça "barquinhas" conforme a indicado



Após fazer os "barquinhas" na tira, ligue a tira em espiral, formando um "roseta". Veja o video de como fazer:   http://youtu.be/C3m7nONgcFQ



Frite em óleo quente e abundante. Retire do óleo assim que dourar e deixe escorrer em um papel apropriado. A Crispelli ficará crocante e seca. Nem parece que foi frita. Se não ficar crocante houve um erro na elaboração da receita.


Sirva com mel em cada "barquinha" ou uma mistura de nozes e mel.

6 comentários:

  1. O vídeo ficou ótimo!
    São as minhas mãozinhas e as da Cátia - hehehe!!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde!
    Você tem o vídeo desta receita?
    Se tiver, eu poderia ver? É um doce típica da minha família, de Natal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi o vídeo e adorei.Muito obrigado!
      A receita está perdida na minha família e não consegui ainda encontrar. Nem todos gostam de tradições não é!?
      Achei na net algumas receitas italianas, mas não são como a receita da minha família, que era com muitos ovos, quase uma dúzia, como a sua receita. Gostei de encontrar o seu blog.
      Ver o vídeo me trouxe memórias de muitas risadas e aromas deliciosos. Minha mamma, zie e nonna faziam cerca de 3 quilos todos os natais. Era uma maravilha!
      Mais uma vez, muito obrigado.

      Excluir
  3. Tem algum aparelho que faça estas rosetas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O melhor aparelho é a própria mão. Dessa forma as rosetas não ficam todas iguais e você pode "brincar" de colocar mel de formas diferentes.

      Excluir
  4. Receita antiga igualzinho e da minha família... Parabéns.. agora aprendi

    ResponderExcluir