sábado, 3 de dezembro de 2011

Receita de Cavatelli com Broccoli










A história deste prato, na minha família, é singular. Tenho certeza que minha mãe somente começou a fazer esta receita depois de eu ter me mudado em 1972. Em outras palavras: eu só a provei depois de muitos anos. Além disso nós a chamamos de Cavatieri, erroneamente.

Prato para ser servido principalmente no inverno. Muito bom quando a visita for de pessoas vegetarianas ou com restrições à carnes, peixes, aves, ovos, queijo, batata, etc.. Maravilhoso quando não há restrição de ingredientes.

Vamos à receita.

Primeiro o broccoli. Ele não pode ser aquele "tipo japonês". Tem que ser o "italiano". Fresco, Flores fechadas e não amareladas.



Limpe e corte em pedações médios. Folhas também! Sugiro não por todos os talos, excluindo  principalmente os mais grossos.


Cozinhe em água abundante até que os talos fiquem macios. Escorra e reserve tanto o broccoli quanto a água. Não jogue a água fora!



Agora a massa: Mistura de farinha e trigo e água. Sem ovos, sem sal. Após amassar, prepare no formato de nhoque, em pequenos cilindros. Cave cada nhoque. Dai vem o "Cavatelli".


Cozinhe a massa em água abundante até que fique no ponto desejado. Nós deixamos por mais de 30 minutos em água fervente. Só farinha de trigo e água a massa fica mais dura.

Escorra a massa e reserve.

Em uma panela grande refogue o broccoli com azeite e alho.



Em seguida adicione a massa e um pouco da água utilizada no cozimento do broccoli até ter a consistência de "quase sopa", para comer de colher mas sem muito caldo.


Acerte o sal e a pimenta e sirva quente.


Fizemos esse prato no dia 22 de outubro de 2005 para 50 pessoas de nossa família. Um dia inesquecível.

A sobra da água utilizada para cozinhar o broccoli pode ser utilizada com caldo para uma sopa, com adição de carne ou legumes ou outros ingredientes.









Nenhum comentário:

Postar um comentário