quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Molho básico de tomates

Sem inspiração e sem tempo lá vai um macarrãozinho com um molho simples de tomates. Claro que aquele molho de latinha quebra o galho. Mas existe uma opção mais barata e muito melhor: preparar o próprio molho básico de tomates, em casa e congelar, utilizando quando necessário.

Minha tia nunca utilizou latas de tomate. Fazia e faz o molho direto dos tomates. Aprendemos com ela e incluimos poucas alterações.

Primeiro a seleção dos tomates. Nós utilizamos tomates Débora. Preferimos o Débora ao Italiano. Maduros. Vermelhos. Um quilo de tomates deve render 500 ml de molho básico que serveriam para 3 a 4 pessoas.

Colocamos os tomates cortados em 4 um uma panela sem nenhum outro ingredimente. Somente os tomates. Deixe a pele e as sementes pois elas serão eliminadas nas etapas seguintes.


Fogo médio, mexendo para não queimar o fundo. Depois de algum tempo esses tomates estarão quase dissolvidos. Apagar o fogo e esperar esfriar. Quanto mais cozido mais fácil será a separação da pele e das sementes.


Depois de frio passe no espremedor de legumes para separar a pele e as sementes.



Caso não tenha um espremedor de legumes, utilize o liquidificador. A qualidade do molho será inferior ao do processo com o espremedor de legumes mas, com certeza é muito melhor que a latinha de molho.

Se utilizado o liquidificador, peneire o resultado para separar a pele e sementes do suco.

A pele e sementes podem ser utilizadas para adubar a horta. Outra alternativa é bater em um liquidificador com um pouco de ricota, azeitonas pretas e azeite. Dá uma boa pasta de tomate para passar no pão.

O suco resultado do espremedor ou da peneira deve ser cozido por mais 2 a 3 horas adicionando
azeite extra virgem e manjerição picado em pedaços mínimos. Manter a panela sem a tampa e não adicionar água.

Depois desse tempo o molho de tomates deverá ter sido reduzido, conforme indicado acima, e estará "doce".

Utilize esse molho como básico para outras misturas.

Pode ser congelado. Na última vez que fizemos 15 litros de molho. Vale a pena e o trabalho.





Nenhum comentário:

Postar um comentário